O que é um nódulo na tiroide?
A tiroide é uma glândula pequena em forma de borboleta localizada no pescoço. A glândula da tiroide desempenha um papel importante no corpo humano, libertando hormonas que ajudam o corpo a usar energia; a ficar quente; e a manter o funcionamento adequado do cérebro, coração, músculos e outros órgãos.
Os nódulos são crescimentos anormais de células que formam um caroço na glândula da tiroide. São extremamente comuns, embora não se saiba a razão do seu surgimento. Felizmente, a maioria dos nódulos na tiroide são inofensivos, e não cancerígenos – mais de 90% dos nódulos na tiroide são benignos (não cancerígenos).
O cancro da tiroide é uma doença que envolve as células da tiroide, que se reproduzem e crescem descontroladamente formando tumores malignos (cancerígenos) que invadem as partes próximas da glândula da tiroide e que se podem espalhar para tecidos adjacentes e gânglios linfáticos. A maior parte dos casos de cancro da tiroide podem ser curados com tratamentos cirúrgicos e terapêuticos.
O que é a CAAF?
A citologia aspirativa por agulha fina (CAAF) é um simples procedimento de biópsia que recolhe células do nódulo, tratando-se do método padrão para avaliar um nódulo na tiroide. Durante a CAAF, o seu médico irá usar uma agulha muito pequena para recolher as células. O procedimento não deve demorar mais do que alguns minutos e normalmente não é mais doloroso do que um beliscão.
O que acontece após a CAAF?
A sua amostra CAAF é remetida para um citopatologista para que este possa avaliá-la. Se o citopatologista determinar que o seu nódulo é benigno, a sua avaliação fica completa e o seu médico irá contactá-lo para partilhar os resultados e o plano de tratamento recomendado. Por vezes, a citologia por si só não consegue fornecer uma certeza diagnóstica e os resultados podem ser considerados “indeterminados” ou “inconclusivos” (não benignos ou malignos conclusivamente). No passado, a cirurgia era recomendada para a maioria dos pacientes com CAAF indeterminados, apesar de a maioria dos nódulos da tiroide serem benignos. Hoje em dia, existem testes melhores e o seu médico poderá encomendar os testes ThyGeNEXT® e ThyraMIR® que utilizam as células que já foram recolhidas, evitando outra biópsia e uma potencial cirurgia desnecessária. Saiba Mais Sobre Nódulos na Tiroide e sobre testes de diagnósticos moleculares.