O Papel do Teste Molecular nos Cistos Pancreáticos
Se foi recentemente diagnosticado com um cisto pancreático, não está sozinho. O teste molecular para cistos pancreáticos com o PancraGEN® ou PanDNA® é uma das formas que ajudam o seu médico a obter mais informação sobre o seu cisto, de modo a decidir qual o plano mais adequado para si.
Como se determina que um cisto pancreático é benigno (não cancerígeno), maligno (cancerígeno), ou se possui o risco de se tornar maligno?
Apesar de muitos cistos pancreáticos serem benignos, existem atualmente vários testes clínicos que avaliam a probabilidade ou risco de um cisto pancreático se desenvolver para cancro. Muitos destes métodos de testes envolvem a cirurgia invasiva. Um ultra-som endoscópico com uma citologia aspirativa por agulha fina (CAAF) de um fluído do cisto é um procedimento minimamente invasivo que usa as ondas de som para encontrar lesões pancreáticas e orienta a recolha de fluídos de cistos. O teste PancraGEN® (ou PanDNA®) pode ser feito com algum do fluído obtido durante o procedimento EUS-CAAF, permitindo ao médico avaliar o risco de o cisto pancreático ser maligno ao utilizar este método menos invasivo.
O que preciso de saber sobre cistos pancreáticos?
Os cistos pancreáticos tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem; no entanto, podem ser, por vezes, encontrados em pessoas jovens. Existem vários tipos de cistos pancreáticos. É importante saber o tipo de cisto que tem, pois alguns podem ser mais prováveis de se desenvolverem para cancro do que outros. O seu médico irá discutir consigo o seu tipo de cisto e riscos associados.
Saiba Mais Sobre Cistos Pancreáticos e Testes de Diagnósticos Moleculares